top of page

Ajuda na cozinha: liquidificador

Atualizado: 20 de out. de 2020


Você sabia que o liquidificador pode ser um dos seus maiores aliados na cozinha? O liquidificador como conhecemos hoje foi patenteado em 1922 com a finalidade de misturar leite, porém o eletrodoméstico ficou tão popular que virou líder de vendas e hoje é item indispensável na cozinha.


Ele pode ser usado para preparar alimentos doces ou salgados, pratos principais ou até simples sucos. Hoje são muitas as opções de eletroportáteis disponíveis no mercado, mas a maioria das coisas que fazemos com eles, podem ser feitos com o liquidificador. Por isso, a dica é investir em um de boa qualidade.



Mão na roda para o paciente com câncer


Para o paciente oncológico, o liquidificador vai ser um grande aliado em vários momentos, como na hora de aumentar a densidade nutricional de sucos, com o acréscimo de vegetais e outras frutas. Também podemos aumentar a densidade calórica dos alimentos, adicionando alguns tipos de óleos em vitaminas ou suplementos alimentares, em pó ou líquidos, em preparações.


O liquidificador ainda é importante na adaptação da consistência de alimentos sólidos para a consistência pastosa, convenientes durante e após algumas cirurgias ou durante a quimioterapia ou radioterapia, de acordo com os efeitos colaterais.


Além de tudo o que foi dito, o liquidificador possibilita maior independência no nosso dia a dia em relação a alimentos industrializados. Por exemplo, gostaríamos de comer um iogurte de morango? Basta bater um iogurte natural com os morangos in natura e ter um produto muito mais saudável do que aqueles que encontramos nas prateleiras do mercado.


Higienização correta do liquidificador


Precisamos ficar atentos a um ponto! O liquidificador pode ser uma grande fonte de bactérias. Sabe aqueles pontinhos pretos que as vezes vemos no copo do liquidificador embaixo das lâminas? É preciso tomar bastante cuidado com esses casos.

Especialmente para as pessoas que estão com baixa imunidade, higienizar de forma correta o eletroportátil é muito importante.


Os melhores modelos são aqueles que a lâmina pode ser separada do copo e ambas podem ser higienizadas separadamente. Para os aparelhos em que isso não é possível, você pode diluir um pouco de água sanitária e deixar de molho por aproximadamente 10 minutos e dar uma leve pulsação. Depois retire todo o produto lavando de forma abundante com água.


Lembre-se também de nunca guardar o aparelho molhado, pois um ambiente úmido favorece o crescimento dessas bactérias.


 
 

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page