top of page

[Lista] Melhores suplementos para a saúde intestinal do paciente oncológico




O intestino é um grande órgão responsável pela absorção dos nutrientes que ingerimos, mas não é só essa sua função. Ele também tem grande papel na imunidade, na inflamação, em doenças crônicas, na tolerância e na resposta ao tratamento oncológico. Essa influência se deve em grande parte à microbiota intestinal.


Os probióticos auxiliam na imunidade, na digestão dos alimentos, na produção de vitaminas e de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Todas essas funções podem ser prejudicadas caso a saúde intestinal esteja alterada - seja pela dieta, patologias, antibióticos ou outros medicamentos. Portanto, é primordial cuidarmos dela para evitarmos infecções, termos melhor aproveitamento dos nutrientes, melhor resposta imune e ao tratamento.


Antes de pensamos em suplementação, é importante para saúde intestinal uma boa hidratação, ter um bom consumo de fibras através de frutas e hortaliças e evitar alimentos alergênicos e ultraprocessados.



1 – Fibras

As fibras prébióticas são substratos para os probióticos, e por meio da sua fermentação produzem AGCC, que atuam na integridade da barreira intestinal, regulação da inflamação e possuem efeito na prevenção, progressão e tratamento do câncer. Apresentam também efeito no controle do colesterol e glicemia. São exemplos de módulos de fibra: Betaglucana, Inulina, FOS e Psyllium.


2 – Zinco

Desempenha um papel importante na estrutura da barreira intestinal, contribuindo para a defesa do hospedeiro, resposta imune e regeneração do epitélio intestinal. Atua na modulação da resistência a agentes infecciosos e reduz a duração, gravidade e risco de diarreia. Como fonte alimentar, encontramos em carnes, sementes e castanhas. Sua suplementação apresenta maiores benefícios apenas em casos de deficiência.


3 – Vitamina D

Atua na modulação da imunidade de mucosa, no crescimento normal das células epiteliais e na melhora da integridade da barreira epitelial intestinal por aumentar a expressão das proteínas das junções oclusivas, além de favorecer a expressão de peptídeos antimicrobianos. Sua deficiência é comum em doenças inflamatórias intestinais (fator de risco para o desenvolvimento de CCR) e pode levar a prejuízo na integridade da barreira epitelial e homeostase intestinal.


4 – Lactoferrina

É uma glicoproteína encontrada principalmente no leite. Tem ação na regulação da absorção, transporte e metabolismo do ferro. Diminui a adesão de patógenos à mucosa intestinal, tem ação antimicrobiana e contribui com a integridade da barreira intestinal. Promove o crescimento de algumas bactérias probióticas e atua na prevenção de quadros de diarreia.


5 – Ômega-3

Atua na composição da membrana celular favorecendo a sua fluidez e a regulação da sinalização celular. Diminui a proporção de bactérias patogênicas, aumenta o número de bactérias produtoras de butirato e diminui quadro inflamatório intestinal.


A saúde intestinal é complexa e depende de diversos fatores. Com isso, outros compostos que também podem auxiliar no seu desempenho são: colágeno, aloe vera, enzimas digestivas, glicina, berberina e EGCG.


É importante ressaltar que para a suplementação e doses individuais é necessário a avaliação de uma nutricionista oncológica.


Referências

Jayachandran M, et al. J Nutr Biochem. 2018

Shang M, et al. Curr Med Chem. 2017

Meeker S, et al. World J Gastroenterol. 2016

Hao L, et al. Curr Protein Pept Sci. 2019

Vega-Bautista A, et al. Int J Mol Sci. 2019

Parolini C. Mar Drugs. 2019

Zhu MJ, et al. Tissue Barriers. 2018

Hassan A, et al. Cureus. 2020

Forgie AJ, et al. Front Immunol. 2019

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page