- INO Nutrição
5 formas de modular a microbiota do paciente (sem probiótico)

O microbioma tem se mostrado como fator determinante em relação à iniciação do tumor, controle de toxicidade e efeitos colaterais e até o sucesso do tratamento. Por isso, é necessário que o nutricionista foque na saúde intestinal do paciente com câncer.
Porém, nem sempre é possível utilizar probióticos (bactérias benéficas ao intestino) para ajudar a modular esse ambiente intestinal – seja por baixa imunidade ou por falta de acesso. Mas existem várias outras formas de ajudarmos o intestino a ter bactérias de melhor qualidade!
1) Beber água
Consumir a quantidade recomendada diariamente pode ser um desafio, mas a água ingerida ajuda a hidratar o bolo fecal no nosso intestino. Quando bebemos pouca água essas fezes ficam ressecadas e existe a diminuição da velocidade do trânsito intestinal, podendo gerar uma inflamação no local.
2) Diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados
O excesso de carboidrato, gordura, adoçantes, aromatizantes, corantes etc. associados a alimentos ultraprocessados também pode gerar um ambiente intestinal inflamatório. Ao diminuir a exposição a esses alimentos, ajudamos criar um ambiente melhor para proliferação de micro-organismos saudáveis no nosso intestino.
3) Diminuir o consumo de carne vermelha e embutidas
As carnes vermelhas, especialmente quando ingeridas em excesso, prejudicam a nossa microbiota ao gerar compostos causam inflamação. Esses compostos são derivados da peroxidação lipídica e da formação de aminas heterocíclicas. Já as carnes embutidas (como salsicha, presunto etc.), possuem um conservante chamado nitrito e nitrato – além de darem uma coloração rosada a esse alimento, eles também têm ação bactericida, ajudando a aumentar o tempo de prateleira do produto, mas prejudicando as bactérias que vivem no nosso intestino.
4) Comer fibra
As fibras presentes em frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosas servem como “alimento” para essas bactérias. Assim, ajudam em sua proliferação além de diminuir o contato de substância tóxicas com a parede do intestino.
5) Aumentar o consumo de polifenóis
Os principais polifenóis da nossa alimentação podem ser encontrados nas frutas, vegetais e ervas! Para garantir um consumo adequado inclua na sua rotina chás, chocolate amargo e pelo menos 5 porções de frutas e hortaliças. Eles são responsáveis por diminuírem a inflamação no intestino e auxiliam o crescimento dessas bactérias boas.
Referências:
Bastide NM et al. Cancer Prevention Research 2011
Bultman SJ Clinical Cancer Research 2014
Duda-Chadak et al. Eur J Nutr 2015
Azevedo e Silva et al. PLoS ONE 2016
Wan M et al. Critical Reviews in Food Science and Nutrition 2018