acompanhamento nutricional cancer de pro

Exame de bioimpedância

O exame de bioimpedância é um dos mais usados pelos nutricionistas para  avaliar a composição corporal do paciente em acompanhamento nutricional e metabólico - seja para emagrecimento, ganho de massa muscular ou outras necessidades. Isso porque a balança usada no exame de bioimpedância consegue analisar, em poucos segundos, a quantidade de músculo esquelético, massa livre de gordura, gordura, água corporal e metabolismo basal.

Bioimpedância e IMC

bioimpedancia-sao paulo-1.png

O Índice de Massa Corporal, o tão famoso IMC, é uma das formas de se avaliar se o peso está adequado para a nossa estatura (IMC= peso/ altura²). Mas esta fórmula não consegue nos dizer qual é a nossa real composição corporal, nem o quanto temos de músculo e gordura.

bioimpedancia-sao paulo-2.png

Um dos guias da conduta do nutricionista na sua pratica clínica é a avaliação da composição corporal. Com ela, podemos saber se o indicado é o ganho de massa muscular, redução da gordura corporal, se a dieta proposta está atingindo os objetivos desejados bem como para um acompanhamento do seu estado de saúde.

bioimpedancia-sao paulo-3.png

Muitas vezes, quando começamos a reeducação alimentar associada à atividade física, vemos diferença no corpo, mas o peso na balança não muda! Isso ocorre porque o peso na balança não reflete o ganho muscular ou perda de gordura, necessariamente. Ou seja, o músculo é proporcionalmente mais pesado do que a gordura, e a troca da composição corporal pode não ser reproduzida na mudança do peso.

IMO-FOTOGRAFIA-1497_edited_edited.jpg

Nosso equipamento

A balança de bioimpedância consegue analisar em poucos segundos a quantidade de músculo esquelético, massa livre de gordura, gordura, água corporal e metabolismo basal.

 

Além disso, a balança presente no INO é tetrapolar com oito eletrodos, o que permite a composição detalhada por membros (braços e pernas) e tronco.

Procedimentos antes do exame de bioimpedância

Para realizar esse teste, alguns cuidados são importantes para que o resultado seja o mais fiel possível:

  • Esteja com roupas leves.

  • Evite refeições pesadas nas 4 horas que antecedem o exame e líquidos 2 horas antes.

  • Não faça exercício extenuantes no dia do teste.

  • Se possível, use o banheiro antes do teste. Esteja com a bexiga vazia.

  • Evite uso de diuréticos e cafeína nos dias anteriores ao teste.

  • Mulheres não devem fazer o teste durante o período menstrual.

 

Contraindicações

O exame é contraindicado para:

  • Gestantes

  • Portadores de marcapasso ou placas de metal, devido à influência da frequência elétrica.

Ficou alguma dúvida?