Exame de bioimpedância
O exame de bioimpedância é um dos mais usados pelos nutricionistas para avaliar a composição corporal do paciente em acompanhamento nutricional e metabólico - seja para emagrecimento, ganho de massa muscular ou outras necessidades. Isso porque a balança usada no exame de bioimpedância consegue analisar, em poucos segundos, a quantidade de músculo esquelético, massa livre de gordura, gordura, água corporal e metabolismo basal.
Bioimpedância e IMC
O Índice de Massa Corporal, o tão famoso IMC, é uma das formas de se avaliar se o peso está adequado para a nossa estatura (IMC= peso/ altura²). Mas esta fórmula não consegue nos dizer qual é a nossa real composição corporal, nem o quanto temos de músculo e gordura.
Um dos guias da conduta do nutricionista na sua pratica clínica é a avaliação da composição corporal. Com ela, podemos saber se o indicado é o ganho de massa muscular, redução da gordura corporal, se a dieta proposta está atingindo os objetivos desejados bem como para um acompanhamento do seu estado de saúde.
Muitas vezes, quando começamos a reeducação alimentar associada à atividade física, vemos diferença no corpo, mas o peso na balança não muda! Isso ocorre porque o peso na balança não reflete o ganho muscular ou perda de gordura, necessariamente. Ou seja, o músculo é proporcionalmente mais pesado do que a gordura, e a troca da composição corporal pode não ser reproduzida na mudança do peso.
Nosso equipamento
A balança de bioimpedância consegue analisar em poucos segundos a quantidade de músculo esquelético, massa livre de gordura, gordura, água corporal e metabolismo basal.
Além disso, a balança presente no INO é tetrapolar com oito eletrodos, o que permite a composição detalhada por membros (braços e pernas) e tronco.
Procedimentos antes do exame de bioimpedância
Para realizar esse teste, alguns cuidados são importantes para que o resultado seja o mais fiel possível:
-
Esteja com roupas leves.
-
Evite refeições pesadas nas 4 horas que antecedem o exame e líquidos 2 horas antes.
-
Não faça exercício extenuantes no dia do teste.
-
Se possível, use o banheiro antes do teste. Esteja com a bexiga vazia.
-
Evite uso de diuréticos e cafeína nos dias anteriores ao teste.
-
Mulheres não devem fazer o teste durante o período menstrual.
Contraindicações
O exame é contraindicado para:
-
Gestantes
-
Portadores de marcapasso ou placas de metal, devido à influência da frequência elétrica.